Serviço que prevê a troca de 630 contêineres tem início em Santa Maria; veja o cronograma

Serviço que prevê a troca de 630 contêineres tem início em Santa Maria; veja o cronograma

Fotos: João Alves (PMSM)

A cidade vai receber 630 novos itens, que são completamente vedados, com sistema de amortecimento para redução de barulho, tanto na tampa quanto no pedal.

Teve início na segunda-feira (5), a substituição gradativa de 630 contêineres de coleta de resíduos da cidade, pelos itens da Rua Venâncio Aires, a partir da Avenida Liberdade. A coleta conteinerizada em Santa Maria é um serviço prestado pela empresa Cone Sul Soluções Ambientais, de Santa Cruz do Sul, vencedora da licitação. A troca dos itens será gradual, a partir de um cronograma elaborado pela pasta municipal, e começa pela região central da cidade. A estimativa é que todos os contêineres do Município sejam trocas em dois meses.

Conforme o superintendente de Serviços Públicos de Saneamento, Ivan Nazaroff, a substituição é prevista porque os contêineres utilizados em Santa Maria são originários do contrato de 2016 e não estão mais em condições de uso. Ele explica que os novos itens são completamente vedados, para que não exalem odor dos resíduos, e com sistema de amortecimento para redução de barulho, tanto na tampa quanto no pedal.


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Cronograma



Após a conclusão do serviço na Rua Venâncio Aires, as equipes devem atuar nas ruas dos Andradas, Doutor Bozano, do Acampamento e Avenida Rio Branco. A previsão é depois seguir pelas avenidas Presidente Vargas, Ângelo Bolson, Dores e Medianeira. Após, as equipes vão trabalhar na substituição dos itens nos demais bairros.

Além da troca de contêineres, a Cone Sul Soluções Ambientais também vai renovar a frota de caminhões utilizados no serviço de coleta de resíduos, de limpeza e de manutenção destes itens. E a empresa transportará os resíduos até o destino final, que é o aterro sanitário.



Empresa responsável

A empresa Cone Sul Soluções Ambientais, de Santa Cruz do Sul, venceu a licitação e é responsável pela coleta de resíduos em contêineres de Santa Maria. O contrato começa em 23 de fevereiro de 2024. O Executivo vai investir mais de R$ 10 milhões ao ano para a coleta dos resíduos domiciliares dos contêineres, sendo cerca de R$ 852 mil mensalmente.


*com informações da prefeitura de Santa Maria

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